Exús e Pomba Giras

 

Falar de um mistério, algo que alguns temem e que muitos admiram. Falar da linha dos Exus e Pombas Giras sempre me lembra de respeito, pois tenho isso por toda a linha.

Falange de espíritos que prefiro chamar de guardiões, pois estão próximos de nós guardando e protegendo a todos com muita prudência. São espíritos ligados na esfera terrestre, pois muitos já encarnaram na terra e conheceram o amor, dinheiro, sexo, exageros, discriminações, falsidades, invejas e muitas coisas que fazem deles conhecedores do “eu” humano.

Isso tudo faz deles grandes magos na manipulação da vida, podendo ajudar em alguns casos com simples palavras ou até mesmo com suas historias que fazem refletir.

São muitas suas obrigações e tarefas. Podemos falar de algumas que são muito importantes para o terreiro e para todos: a proteção da casa, a proteção para seus médiuns, ajudar espíritos perdidos a encontrar caminho de luz, ajudam no descarrego, na retirada de espíritos obsessores e trevosos e no corte de demandas.

Os Exus são verdadeiros mensageiros dos Orixás aqui na terra, trazendo para seus filhos o equilíbrio necessário. Também levam seus pedidos e oferendas aos Orixás.

Na incorporação desses guias é permitido que esses espíritos, joguem para fora do médium às cargas negativas que ele possa ter. Os amigos guardiões ao contrario do que alguns acham, trabalham para o bem.

 

Algumas Características

Seus Colares ou Guias de Trabalho

Com pedras vermelhas, pretas, brancas, dourado. Podendo ate ter alguns elementos que so eles conhecem.

 

Roupas

Com suas capas sempre bem alinhadas, túnicas com capuz, camisas, ternos, vestidos, saias rendadas, chapéus nas cores vermelho, preto, roxo, branco e etc.

Bebidas

Marafo, Whisky, Cervejas, Champanhe, Licor e vinhos

Fumo

Charutos, Cigarros e Cigarrilhas.

Cor

Preto  e Vermelho.

Comidas

Farofas, Morango, Pipoca e Pimentas.