Ogum


OGUM

O guerreiro de batalhas, vencedor de demandas e protetor de todos, com seu escudo e espada na mão. Uma lança para firmar sua força onde é dono dos caminhos. O senhor das armas, senhor do ferro elemento que conhece como ninguém, onde tem ferro tem Ogum. Orixá do progresso, do novo, do avanço e da tecnologia. Ogum tem varias ligações com as matas, as águas, as pedreiras, as ruas, cemitérios e muitos outros lugares ele esta sempre presente. Ogum sempre esta na frente abrindo clareiras para todos passar, fazendo o progresso da vida continuar. Ogum é um líder, para todas as dificuldades ele costuma achar uma resposta para tudo. Ogum também conhece segredos do fogo onde ele forja seus metais. Ogum cavalheiro que tem como princípio defender tudo e todos.

 

Características dos filhos de Ogum

Pessoas fortes, isso querem que todos pensem, mas no fundo são grandes sentimentais. Sua coragem vem dentro de algo que não sabem explicar, a decisão também. Gostam de andar com os pés no chão para sentir onde pisam, quando podem pisam na terra com os pés descalços. Conversa que não acaba seria uma das suas maiores alegrias, também muito festeiro e gostam de uma briga. Eles gostam do poder nas mãos, sentir o comando das rédeas, em algumas situações são líderes natos. Geralmente são pessoas alegres que adoram compartilhar sua felicidade.

 

Dia da Semana: Terça.

Cor: Vermelho.

Saudação: Ògunhe!

Elemento: Ferro e Fogo.

Folhas, Ervas e Flores: Abre Caminho, Folhas de Manga, Aroeira, peregum, palmeira, arruda, espada de ogum, levante, menta, losna, carqueja, tanchagem, jurubeba.

Comidas: Inhame, Feijoada, Manga espada, ameixa vermelha, maça vermelha, peixe de rio, feijão fradinhos, cará, amendoim.

Bebida: Cerveja Branca.