Iansã

 

IANSÃ

Grande rainha dos raios, relâmpagos, ventos e tempestades de todo lugar. O vento é o seu maior poder, com ele sabe como ninguém manipular redemoinhos que pode usar para criação como também para defender seus filhos. É um Orixá que não teme nada, nem os mortos. Uma guerreira por vocação, sabe lutar e defender sua felicidade. Conquistadora de grandes lutas com seu fervor e sua alegria, possuidora de grandes armas como o amor e o ódio. Um Orixá muito envolvido na defesa, na justiça, na luta de todos os momentos. O vento pode trazer boas novas, caricias ao rosto dos que mais precisam levar para longe o que mais necessitamos. Iansã possui a propriedade de encantar-se na forma do veto, para socorrer seus filhos.

 

Características dos filhos de Iansã

 

Com seu temperamento explosivo, pode levar tudo abaixo em poucos minutos. Mas também possui uma grande alegria, aventureira, uma pessoa pronta para desafios da vida. Pessoa muitas vezes direta em suas palavras, que às vezes levam a se arrepender depois. Se jogar em muitas paixões faz parte de si, que também pode levar a muitas tristezas. Normalmente na condição de amigos, são extremamente fieis, mas podem ser muito vingativos quando traídos. São muito carentes, mas também muito carinhosos.

 

Dia da Semana: Quarta-Feira.

Cor: Laranja.

Saudação: Epahei!!!

Elemento: Ar em movimento e Fogo.

Folhas, Ervas e Flores: Folhas de bambu, Folhas de Roma, Catinga de Mulata, Folhas de Louro, Espada de Iansã,Folhas de Morango, Folha de Pessegueiro, Folha de Pitangueira, Gerânio Vermelho, Sensitiva.

Comidas: Acarajé, Pêssegos, Romã, Bobó de Inhame, Morango, Pitanga, Abará, Abobora, Laranja Baiana.

Bebida: Água e Vinho Rose.