Oxosse

Oxosse
O caçador é senhor das florestas, reina em tudo que se refere à mata inclusive os seres que nela habitam. Orixá da riqueza e fartura. Usando seu arco e fecha é a astucia de um caçador. Sabe onde andar, também sabe sobreviver. Quer ensinar aos seus filhos que a natureza tudo dá, para aquele que sabe adorar e cuidar de sua morada. Muitas vezes um guerreiro solitário, não lidera ou comanda, mas luta pela sobrevivência. Sua ação sempre ligeira faz dele muito esperto. A inteligência, astúcia e coragem são marcas de sua caminhada. Oxossi conhece as folhas, as raízes e o alimento que a terra nós dá. Oxossi é a própria natureza, devemos cuidar e defender junto com ele a nossa fonte de sobrevivência. Rei do povo das matas, índios, caboclos que forma a linha de Oxossi. Com sua fecha certeira destrói o pior de nossos inimigos, mas também com sua fecha certeira direciona a energia certeira para nossos males.

 

Características dos filhos de Oxossi

Uma grande qualidade é a inteligência, uma pessoa com aparência calma. São muito desconfiados, cautelosos e atentos. Gostam de amizades, mas escolhem muito, pois tem dificuldade em confiar. São incapazes de trair uma amizade. Às vezes não manifestam emoções, mas não quer dizer que seja insensível. Sempre escutam conselhos, mas não quer dizer que vão segui- lós, pois normalmente fazem o que quer. Apesar de tímidos, sua presença é sempre notada. Curiosos e observadores percebem tudo muito rápido, vaidosos, distraídos e prestativos, isso faz parte do seu ser.

 

Dia da Semana: Quinta-Feira.

Cor: Verde.

Saudação: Òké!!!

Elemento: Terra, folhas tudo que seja verde.

Folhas, Ervas e Flores: Samambaia, Folha de Goiabeira, Folha de Limoeiro, Guiné, Aroeira, Folha de Araçá, Erva Doce, Capim Limão, Salgueiro, Pariparoba.

Comidas: Milho, Abacate, Banana, Goiaba, Araçá, Limão, Amora, Peixe de Rio, Moranga, Farinha de Mandioca, Mandioca, Coco, Feijão Fradinho.

Bebida: Cerveja Branca, Vinho Branco e Pinga.