Ervas

 

 

ALECRIM

O alecrim na defumação é um maravilhoso desimpregnador de larvas astrais, afasta a energia negativa e harmoniza todo o ambiente.

Nos banhos de ervas o alecrim equilibra o emocional, e restitui rapidamente energias restitui rapidamente energias perdida. É uma das ervas que ajudam na depressão e estados permanente de cansaço por problemas emocionais. É a planta chave da auto-estima e aumenta a capacidade de aprendizado ativando o mental e o racional. Considerada a erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.  Ajuda as crianças com estrutura emocional em desarmonia e atua nos desconfiados, que não acreditam em si mesmos, nos que não tem coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM.

Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade,  amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.

Indicado para aqueles que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas, alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos.

 

 HORTELÃ

Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso. Este banho nos dá coragem e ajuda a vencer o medo. Também é indicado para ganhos financeiros.  Também utilizado para recordar de vidas passadas.

 

 

 

 

ALFAZEMA

Aos que agem de maneira impensada ou sentem insegurança para agir despertando o discernimento. Atua no sistema nervoso do corpo acalmando-os, permitindo diminuir as culpas de atos impensados e ajudando a manifestação da intuição.

 

 

LOSNA

Losna, Artemísia, Erva do Fel, Erva de Santa Margarida e Absinto.  Aos que “fabricam” pensamentos com ansiedade a ponto de gerar emoções grosseiras e irreais, essa flor quebra esta cadeia. Traz á razão o padrão de suas próprias ideias, rapidamente e com consciência. Também ajuda a superar períodos de cansaço ou baixa de energia. Pode ser usada como banho ou defumação. O chá serve para outras finalidades como acalmar os nervos, proteger o estômago e faz o fígado, funcionar melhor. É uma erva do orixá Ogum.

 

 

GUINÉ

Uma erva muito utilizada por caboclos e pretos velhos em suas mirongas. Excelente para banho de descarrego e sacudimento. Usa-se colocar uma folha sob o pé para atrair coisas boas. Importante, seu uso interno é altamente restrito, apesar de ter funções medicinais, as doses teriam que ser mínimas e muito bem administradas para não causar efeitos nocivos que podem levar inclusive a morte. Externamente, o guiné tem diversas aplicações analgésicas. Emprega-se as folhas machucadas, em compressas, para acalmar as dores de cabeça, dores reumáticas, etc. É uma erva do Orixá Oxosse.  É uma planta muito empregada em trabalhos contra forças negativas, tanto para afastar maus olhados quanto espíritos, participando da composição de defumadores e banhos, assim como nas rezas. Tem um forte poder contra o mal. Limpa e purifica, pode ser usada em forma seca para defumação, como em forma de banho, para energizar, tirar debilidades, dar forças novas e proteção.

 

ARRUDA

Quem ainda não ouviu alguma coisa sobre a magia da arruda? Planta com aroma forte, purificadora de primeira linha, descarrega o ambiente onde for queimada, e limpa a aura em forma de banho. No culto Afro alguns a têm como erva de Exú, outros de Ogum ou Oxosse, para mim é do último Orixá citado. Aliada a alfazema e ao alecrim seu poder triplica, pois tira do ambiente onde for usada, qualquer influência estranha ou negativa. É conhecido seu poder contra o olho gordo e o mau olhado. Usado por nossas mães de santo, pelos antigos e pelas benzedeiras para cuidar das crianças e adultos. Costumo usá-la até hoje para benzer pessoas carregadas de influências nocivas. Unir dois pedaços de sua madeira com uma fita vermelha, fina em forma de cruz torna-se um amuleto contra mal olhado. Se colocarmos alguns galhos em um ambiente eles murcharão assim que alguma energia negativa entrar no mesmo