Pretos Velhos

 

 

Linha de Pretos Velhos e Pretas Velhas.

Começamos por uma grande palavra HUMILDADE, assim podemos coroar essa grande linha de trabalho.  Conhecemos também sua força de vontade,  grande sabedoria e enorme amor por tudo e por todos. Sendo uma das bases da Umbanda, temos que praticar e firmar sua linha dentro de nossas casas, para que possamos trabalhar todas as grandes virtudes de nossos Pretos e Pretas Velhas.

Os Pretos levam a todos a energia emanada por nosso Deus Nosso Senhor, a todos que desejam encontrar dentro de si a Fé com suas mandingas, rezas e patuás. Vindo dentro da Umbanda, ajudar o irmão a encontrar uma solução para suas dádivas nessa vida terrena.  Com seus cachimbos ou seus panos na cabeça, vem com toda serenidade nos gestos e maneiras demonstrar a tranquilidade, escutando e ajudando todos independente de cor, idade, sexo ou credo.

Uma expressão de calma no olhar uma palavra dita com um sorriso sereno eles vão nos dar, uma cabeça baixa com uma arruda entre as mãos eles vem nós benzendo, um andar de passo a passo com sua bengala a nós guiar, eles vem saravando soltando fumaça no ar, descarregando o filho de Fé para assim se encontrar.

Assim a grande luz dessa vida, vem adentrar em nosso corpo para melhorar a nossa existência nessa passagem terrena.

Salve a Linha de Pretos e Pretos Velhas da nossa Fé, chamada Umbanda.

 

Algumas Características:

Seus Colares ou Guias de Trabalho

Muitos dos Pretos Velhos e Pretas Velhas usam guias feitas com contas de uma semente que se chama Lagrimas Nossa Senhora, alguns misturam sementes, favas, fitas, conchas, medalhas e também colocam cruzes ou figas feitas de Guiné ou Arruda.

Roupas

Normalmente quando eles pedem são muito simples nesse pedido usam roupas branca, camisas xadrez, lenços xadrez, panos na cabeça e chapéu de palhas sempre demostrando a simplicidade. Obs: Os Pretos-Velhos às vezes usam bengalas ou cajados.

Bebida

Café preto, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas e outros elementos na bebida).

Fumo

Cachimbos ou cigarros de palha.

Dia da semana

Segunda-feira

Cor

Preto e branco.

Comidas

Feijoada, Tutu de Feijão preto, Mingau, Papa de Pão,  Couve Refougada, Torresmo, Amendoim, Bolo de Fuba, Bolo de Milho, Doce de abobora, Paçoca, Maria Mole, Mamão, Laranja, Maça e Banana etc.